01_dsts

5 DSTs mais comuns e como se proteger delas

Infelizmente, existem inúmeras doenças sexualmente transmissíveis e a prevenção é sempre o melhor remédio. Isso não quer dizer que quem possui alguma doença contraída sexualmente não pode viver normalmente, bem como ser devidamente tratado e medicado.

Por isso, quanto mais informação sobre o assunto tivermos, menores serão os casos de DSTs. Confira 5 doenças mais comuns de se contrair e como proteger-se.

1 – AIDS

A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e o vírus é o HIV. O vírus fica no sangue, esperma, leite materno e secreção vaginal. O vírus pode demorar até 10 anos para se manifestar e, nesse período, ser transmitido para outras pessoas. Logo, é necessário fazer exames periódicos, além de usar preservativo sempre.

2 – HPV

O HPV é a sigla para o papiloma vírus humano que possui mais de 100 tipos diferentes de vírus. O HPV pode ser transmitido via oral ou sexual. Pode ocorrer de o vírus ser eliminado antes mesmo da pessoa se dar conta de que está infectada. O ideal é usar camisinha sempre, em todas as relações sexuais. Além disso, já existem vacinas que protegem as pessoas dos dois tipos de HPV que podem causar câncer no colo do útero.

3 – Gonorreia

A gonorreia é uma infecção que precisa ser tratada adequadamente, pois pode causar doença inflamatória pélvica, infertilidade e gravidez ectópica (fora do útero). Já nos homens, a gonorreia pode causar epididimite, que atinge os vasos ligados aos testículos e infertilidade. A camisinha, inclusive no sexo oral, é a melhor maneira de prevenir.

4 – Herpes

A herpes é uma erupção vermelha na região da vulva, ânus ou vagina com pequenas bolhas que doem e coçam. Pode ser transmitida pelo contato sexual e, segundo alguns estudos, passa mesmo que a pessoa não possua nenhuma lesão ativa. Por isso, camisinha sempre.

5 – Hepatite B

Transmitida sexualmente ou pelo contato com o sangue de alguém infectado. Nesse caso, além da camisinha não se deve compartilhar escova de dentes, lâminas de barbear ou alicates de unha.

Fique atento! A sua saúde deve vir em primeiro lugar. Use camisinha sempre!

Card2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *